Fim de ano não é sinônimo apenas de festas e férias de atrações da TV. No mundo do entretenimento também é hora de trabalhar para uma nova grade de programação que estreará no ano seguinte.
Há alguns dias o SBT divulgou um teaser de todos os lançamentos de 2024. Ao contrário dos anos anteriores em que títulos inéditos no Brasil de novelas mexicanas tinham espaço garantido, esse ano, os dramalhões nem foram citados.
Nova faixa de horário das novelas mexicanas
Em 2024 o SBT planeja, já em fevereiro, estrear sua grade de programação diária com as mudanças. Por isso, Chiquititas está passando por uma “tesoura” semelhante ao que aconteceu com Rebelde, com o compacto de vários capítulos exibidos por dia, e o folhetim infantil já está em sua reta final.
Isso porque o plano, pelo menos até o momento, é que as novelas mexicanas exibidas hoje ganham nova faixa de horário, sendo exibidas entre as 13h e 16h. Isso porque o SBT quer apostar no jornalismo comandado por Cristina Rocha e o novo programa deve entrar no ar para disputar com Cidade Alerta e Brasil Urgente.
Claro que se tratando do SBT, a estreia pode acontecer em uma semana e na outra o programa já sair do ar ou mudar de horário, mas a princípio, o foco do teste acabará colocando de lado os dramalhões já conhecidos da emissora. O problema é que a novela escolhida para ser exibida as 13h, como muita gente sabe, não será vista pelo Brasil inteiro, já que antes das 14h muitas afiliadas do SBT possuem programação própria ou vendem o horário para publicidade.
Títulos engavetados
Vale destacar que embora o SBT não tenha divulgado novos títulos de novelas mexicanas para 2024, a emissora dispõe de um amplo catálogo de novelas inéditas engavetadas e que podem ser exibidas a qualquer momento. A emissora não confirmou, mas há rumores de que o SBT adquiriu novos títulos de novelas do Grupo televisa e Telemundo, incluindo a nova versão de A Madrasta, com Aracely Arambula. É importante frisar que o SBT não divulgou em nenhum momento que possui interesse em descontinuar a exibição de novelas mexicanas, tanto que a emissora deve continuar apostando em três novelas diárias, sendo uma delas inédita.
O que vai acontecer é mais um dos muitos testes da emissora e se não der certo, mais mudanças acontecem, como já houve algumas vezes entre 2022 e 2023. O programa jornalístico do período da manhã, por exemplo, deixará seu espaço para o Chega Mais, programa de entretenimento que vai disputar a preferência do público com o Encontro e Hoje em Dia.