Os telespectadores que estão acompanhando a novela Terra e Paixão, viram nos últimos capítulos que Petra (Debora Ozório) está cada vez mais convicta de que foi abusada por seu tio Dirceu (Eriberto Leão) na infância. A agrônoma não lembrava do rosto de seu agressor devido ao trauma, mas suas lembranças voltaram com tudo após ela iniciar uma terapia.
Com o reaparecimento de Dirceu em Nova Primavera, Petra passou a se preocupar com sua prima Rosa (Maria Carolina Basílio), que tem a idade de uma potencial vítima do pedófilo. Dessa forma, a agrônoma avisou Flor (Letícia Laranja) sobre os riscos e as duas, acompanhadas de Luigi (Rainer Cadete), Graça (Agatha Moreira) e Anely (Tatá Werneck), foram até o delegado Marino (Leandro Lima) em busca da prisão do mau-caráter.
Dirceu cai em armadilha
Sem provas suficientes para colocar Dirceu na cadeia, Marino bolou um plano contendo Petra como isca. A filha de Irene (Gloria Pires) aceitou o desafio e deixará Dirceu saber de um piquenique que ela fará com Flor, Graça e Anely. Sem saber que Petra está com uma escuta, o tarado irá de encontro a ela nesse piquenique e a agarrará enquanto ela toma banho de cachoeira.
Mesmo desesperada com a situação, Petra conseguirá uma confissão do criminoso. O delegado Marino aparecerá logo em seguida, iniciando uma perseguição ao criminoso.
Crise entre Flor e Ademir
Segundo Taty Bruzzi, colunista do Na Telinha, esse plano de Marino irá gerar uma crise no casamento de Flor com Ademir (Charles Fricks). A ex-prostituta chegará em casa contando a aventura que viveu e será prontamente repreendida pelo marido. Ela, no entanto, reagirá dando uma invertida no marido, dizendo que faz de tudo pela família. O produtor rural, então, dirá que se preocupa demais com a filha e com a esposa, pedindo desculpas logo em seguida.