Em Mulheres de Areia, após admitir sua culpa na morte de Wanderlei (Paulo Betti) para proteger Marcos (Guilherme Fontes), principal suspeito do assassinato, Ruth (Gloria Pires) se vê aterrorizada diante da perspectiva de ser presa injustamente.
Na novela da Globo, Galvão (Wolf Maya), que inicialmente acreditava na capacidade de provar a inocência da protagonista, comunica a Marcos que Ruth terá que enfrentar um julgamento. O advogado explica que o juiz já proferiu sua decisão, encerrando a fase atual do processo.
Julgamento em Mulheres de Areia
Segundo Renan Santos, do Resumo das Novelas, apesar das expectativas de Galvão, os elementos do caso não favoreceram Ruth, que foi pronunciada para o julgamento. O jurista aponta que o magistrado já tomou a sua decisão e a referida fase do processo já terminou.
Ele diz que acreditava que os elementos apresentados seriam favoráveis, mas de qualquer forma, confiava que a sua esposa seria inocentada dessa acusação. Marcos, apreensivo, questiona se não há possibilidade de Ruth ser considerada inocente, mas Galvão responde que a batalha agora será convencer os jurados de sua inocência durante o julgamento.
Ruth, neste momento, entra na sala. Marcos insistirá que o advogado afirmou que ela não seria pronunciada, ainda abalado com a revelação. O jurista diz que estava quase certo disso, porém, ela foi.
Situação delicada na novela da Globo
Marcos questionará se Ruth não pode viajar e nem sair do país. O advogado apavora a mocinha ao afirmar que ela poderá aguardar o julgamento em casa, pois não tem antecedentes criminais, entretanto, o julgamento é inevitável, e eles terão que enfrentar isso, deixando o casal arrasado.