No penúltimo capítulo da novela Um Refúgio Para o Amor, Patrício encontrará Chelo vendendo seus jornais na rua. O rapaz pergunta se ele é Chelo. O ex-tenor confirma e Patrício diz que é irmão de Rodrigo, e que depois de tanto ele e Luciana falarem de Mateo, resolveu vir conhecer o menino.
Chelo manda Patrício dizer para Rodrigo que não tem interesse em entregar Mateo para ele adotar. Patrício diz que a intenção do irmão é de dar o melhor para Mateo e não de separá-los. Chelo diz que não quer se separar do menino.
Chelo leva Patrício ao local em que encontrou Mateo
Após conversarem, Chelo leva Patrício ao local em que encontrou Mateo. O homem mostra o local cheio de lixo e diz que estava uma noite muito chuvosa e que Mateo estava ali, com frio. Patrício diz que se recorda daquela noite.
O rapaz pergunta se a clínica Santa Isabel fica ali perto. Chelo confirma. Patrício fala consigo mesmo que Mateo tem que ser seu sobrinho. Chelo pergunta o que ele disse e Patrício sorri, dizendo que parece que Mateo saiu daquela clínica nos braços de sua mãe.
Patrício conhece Mateo
Chelo leva Patrício até o vagão abandonado em que ele vive. Mateo está no local. Patrício o conhece e fica olhando para o menino fixamente. Patrício chama o garoto pelo nome e Mateo pergunta como ele sabe seu nome.
Patrício diz que um menino com olhos tão bonitos não podia ter outro nome. Patrício quase diz que é irmão do pai de Mateo, mas se corrige e diz ser irmão do amigo Rodrigo. Mateo fica contente, pergunta por Rodrigo e oferece alguma coisa para Patrício beber.