Falecida em 2022, Paulinha Abelha é recriada com IA para show do Calcinha Preta e divide opiniões

A cantora, que morreu em fevereiro do ano passado, ‘participou’ do show e a web reagiu.

PUBLICIDADE

Recentemente, a Inteligência Artificial (IA) tem sido empregada para ‘ressuscitar’ artistas falecidos, resultando em considerável controvérsia nas redes sociais. Após Elis Regina ‘colaborar’ em uma propaganda ao lado de sua filha, Maria Rita, agora é o caso de Paulinha Abelha, ex-vocalista do Calcinha Preta, que faleceu em fevereiro do ano passado e, de alguma forma virtual, participou da gravação do DVD do grupo.

A cantora foi recriada por meio de Inteligência Artificial no palco. Na representação, ela apareceu e enviou uma mensagem para seus fãs: “Há 20 anos eu estava aqui, cantando na gravação do nosso primeiro DVD. Mas hoje, vocês é quem serão a minha voz”.

Internautas comentaram sobre Paulinha Abelha ‘aparecer’ no palco

Apesar de o momento ter recebido muitos aplausos durante o show, as opiniões se dividiram nas redes sociais. No Twitter, algumas pessoas expressaram ter ficado emocionadas com o ‘retorno’ de Paulinha. “Eu tô chorando, meu Deus ????????, que saudades. Que saudades, Paulinha Abelha”, disse uma usuária. Mas, teve gente que também não aprovou a ideia: “Que sinistro usar IA para homenagear a Paulinha Abelha na gravação…. Tantos jeitinhos de homenagear com o que ela já havia deixado”, escreveu outro internauta.

Saiba mais sobre a morte inesperada de Paulinha Abelha

Paulinha Abelha, a cantora de forró da banda Calcinha Preta, faleceu devido a uma infecção no sistema nervoso, conforme indicado pelo laudo definitivo concluído nesta quinta-feira (31). A vocalista faleceu em fevereiro do ano passado, aos 43 anos, após passar seis dias internada.

Na ocasião, o Hospital Primavera, em Aracaju (SE), confirmou que Paulinha faleceu devido a um quadro de comprometimento multissistêmico. O marido da cantora, Cleverton Venâncio Santos, solicitou uma análise médica especializada para investigar as causas da internação e morte de sua esposa.