A reta final da novela Terra e Paixão está imperdível. Petra ficará diante do homem que a abusou na infância e o reconhecerá. Além disso, Antônio descobrirá que Aline está grávida e entrará em desespero por não querer dividir sua fortuna com os netos.
Veja agora o resumo de Terra e Paixão de 11 a 16 de dezembro.
Segunda-feira (11/12)
Luigi fica surpreso com a mudança de Antônio. Ramiro vai reconhecer o corpo de Sidney. Menah fica brava pelo pai ter conversado com Graça sobre a falta de dinheiro da família. Aline pede para Caio omitir de Antônio sua gravidez.
Antônio procura o advogado para pedir a anulação de seu casamento. Hélio decide descobrir quem matou Agatha e avisa Antônio. Lucinda recebe um importante convite. Kelvin quer se casar com Ramiro e ir embora da cidade.
Graça paga o tratamento de Jonatas e pede que Gentil não diga nada. Jonatas sugere que Graça possa estar querendo a herança de Agatha e ela reage ofendida. Irene chega no jantar de Antônio de surpresa.
Terça-feira (12/12)
Irene e Antônio vão para o embate. Graça decide não ver mais Jonatas. Kelvin e Ramiro falam sobre a relação dos dois. Gentil não concorda com a atitude do filho, exige que ele peça desculpas e diz que Graça é quem deu o dinheiro para pagar seu tratamento.
Aline começa a passar mal. Graça e Jonatas se entendem. O médico diz para Caio que Aline está esperando gêmeos e que a gravidez é arriscada. Angelina não gosta de saber que Irene pode voltar para a fazenda. Franco parabeniza Antônio pela gravidez de Aline.
Quarta-feira (13/12)
Antônio fica preocupado ao saber que Aline terá filhos de Caio. Petra afirma para Hélio que ainda o ama, mas a relação deles é impossível. Jussara recebe um importante convite de Flor. Caio desabafa com Jurecê.
Irene é grossa com Angelina. Kelvin mente para Neide sobre o dia da morte de Agatha. Marino vê Andrade no quarto de Lucinda. Antônio está decidido a não deixar os filhos de Aline nascerem.
Quinta-feira (14/12)
Irene diz para Antônio usar meios legais para sabotar a futura herança dos netos. Kelvin desabafa com Ramiro sobre o medo de ser preso como suspeito pela morte de Agatha. Irene é avisada sobre a chegada de Dirceu na cidade.
Antônio resolve falar com Aline. Petra conversa com Luigi e diz que planeja ir embora da cidade. Petra se recorda de Dirceu em um sonho. Andrade fala com Gladys. Dirceu adentra o quarto de Petra.
Sexta-feira (15/12)
Antônio dá ordens aos capangas contra Aline. Petra desabafa com Marta e diz que viu o rosto do homem que a assediava. Lucinda diz que vai pedir nova medida protetiva contra Andrade. Graça se constrange com Dirceu. Graça é pedida em namoro por Jonatas.
Petra conversa com Aline e de repente ambas recebem uma ameaça. Flor fala com Jussara sobre um homem a seguindo. Marino não pode fazer nada contra Antônio, pois não há provas de que ele queira fazer algo contra Aline. Rodrigo diz que pode abrigar Aline no convento da irmã. Petra trata Dirceu mal.
Sábado (16/12)
Dirceu fica tenso com o comportamento de Petra. Aline toma uma importante decisão para se proteger contra Antônio. Tadeu e Gladys se divorciam. Petra revela para Luigi que Dirceu é quem a abusava na infância.
Tadeu é expulso de casa. Antônio quer saber para onde Aline foi. Tadeu é chantageado por Natercinho. Dirceu adentra o carro de Petra pedindo carona e a moça sente medo.