Nos últimos capítulos da novela Um Refúgio Para o Amor, Oscar descobrirá que Máximino inventou uma fraude para se livrar de Claudio. Esse fato fez com que o pai de Luciana ficasse preso por vinte anos, além de estar longe quando a esposa adoeceu e morreu, bem como foi enganado por Roselena, que doou sua filha e mentiu que a menina morreu no parto.
Saber a verdade faz com que Oscar não tenha mais condições psicológicas de trabalhar ao lado de Máximino, pois seu senso de justiça fala mais alto. Oscar então pede demissão da empresa, ocasião em que Claudio está presente e esfrega na cara de Máximino que seu advogado já sabe que foi ele quem causou a falsa fraude.
Rodrigo e Patrício presenciam briga de Máximino e Claudio
Máximino tenta fingir que não tem nada a ver com a fraude e diz que se Oscar falou com Pedro Campos, então deve confirmar os fatos com Claudio, que era amigo do homem. Claudio fica furioso e começa a se alterar. Máixmino não gosta e lembra o sócio que ele não está em seu escritório.
A briga começa a perder o controle e Claudio parte para cima de Máximino, que revida. Oscar os separa. Patrício e Rodrigo chegam na sala nesse momento e perguntam por qual motivo Oscar está deixando a empresa. Claudio dá um tapinha em Máximino e pede que ele conte aos filhos. Claudio e Oscar deixam Máximino sozinho na sala com Rodrigo e Patrício.
Máximino conta aos filhos que causou a fraude
Máximino toma coragem e diz que Oscar decidiu se demitir, pois descobriu o seu segredo. O empresário diz que nunca pensou que um dia esse segredo seria descoberto. Rodrigo pergunta do que ele está falando. Máximino diz que foi ele quem orquestrou a fraude que mandou Claudio Linhares vinte anos de prisão.
Patrício e Rodrigo ficam indignados. Máximino diz que o fez por inveja e soberba. O empresário revela que na época da fraude pagou para Pedro Campos forjar a fraude e que se ele escreveu a carta registrada para inocentar Claudio, possivelmente foi para liberar sua consciência. Os dois irmãos ficam furiosos com mais essa descoberta familiar.