Nos últimos capítulos da novela Um Refúgio Para o Amor, Patrício descobrirá que Mateo é o seu sobrinho, raptado dos braços de Luciana no dia em que nasceu. O rapaz conversará com Chelo, que confessará que encontrou Mateo no lixo em uma noite de tempestade.
Patrício vê a medalhinha religiosa que deu ao sobrinho horas antes dele desaparecer, e não tem mais nenhuma dúvida que se trata do pequeno Rodrigo. Patrício então leva Chelo e Mateo até o apartamento do irmão.
Luciana e Rodrigo descobrem que Mateo é seu filho
Luciana estará no apartamento de Rodrigo devastada, pois horas antes, Roselena confessou que ela e Clara raptaram seu filho. Ao confrontar Clara, a mulher não nega e afirma que a única coisa que a camponesa terá, é a pulseirinha que estava no braço do menino quando desapareceu.
Clara se diverte com o sofrimento de Luciana e nem se importa de levar um tapa no rosto. Rodrigo sai para buscar Alexia na escola, já que ele ficou com a guarda da menina e não tem quem o faça por ele. Patrício chega e apresenta Mateo como o filho de Luciana. Luciana ouve a história e chora abraçada com o menino. Rodrigo chega e ela revela a novidade. Rodrigo fica eufórico ao saber que Mateo é o filho que ele procurou por cinco anos.
Patrício morre no final da novela
Dias depois da descoberta, Patrício se prepara para o momento mais importante de sua vida: o dia em que fará a cirurgia que pode o fazer andar novamente. Após consultar vários especialistas, Patrício decide se operar com um deles.
Patrício é alertado sobre os riscos, mas não se importa, pois tudo o que mais deseja é deixar a cadeira de rodas e voltar a ser um homem independente. Infelizmente, Patrício não resiste e falece, deixando todos os seus familiares devastados.