Em Terra e Paixão, o autor do abuso contra Petra (Débora Ozório) é revelado como sendo Dirceu (Eriberto Leão), um tio da protagonista que surge na fase final da trama. Ao reencontrar esse personagem repulsivo, a agrônoma é inundada pelas memórias traumáticas do passado.
Na novela das nove da Globo, com o auxílio de Graça (Agatha Moreira), Petra se empenha em reviver essas lembranças para desvendar o crime. Além disso, o irmão de Irene (Gloria Pires) passa a cercar a protagonista, deixando claro seu caráter repugnante. Diante desse cenário angustiante, a agrônoma busca desesperadamente por evidências que possam incriminar o vilão.
Petra ajuda a prender Dirceu em Terra e Paixão
Conforme dito por Fábio Augusto, do Observatório da TV, essa evidência surge através do interesse de Dirceu (Eriberto Leão) por uma criança: Rosa (Maria Carolina Basilio), a filha de Flor (Letícia Laranja).
O forasteiro rapidamente se encanta pela menina, iniciando um assédio semelhante ao que praticou com Petra no passado. Sua atitude repugnante o coloca à beira de cometer o abuso, mas ele é surpreendido.
Petra age com rapidez e salva a vida da menina, engendrando um flagrante que resulta na prisão de Dirceu, fazendo-o pagar por seus crimes. Com a condenação do tio, finalmente, a filha de Antônio (Tony Ramos) se liberta do seu mais angustiante trauma.
Petra assume posto de protagonista no final da novela das nove da Globo
Personagem central nos momentos finais da trama, Petra decide perdoar Hélio (Rafael Vitti) e aceitar o pedido de casamento do engenheiro. Essa decisão também abre a perspectiva de assumir os negócios, emergindo como a verdadeira herdeira e sucessora do fazendeiro.