Ex-BBB Adriana Sant’Anna viraliza com método de limpeza intestinal e médico alerta sobre o perigo da prática

A influenciadora chocou seguidores ao mostrar procedimento nas suas redes sociais.

PUBLICIDADE

Adriana Sant’Anna ficou em altas nas redes sociais na última semana ao revelar que passou por um procedimento de limpeza no intestino grosso. Seu objetivo era eliminar fezes acumuladas, visando reduzir o inchaço na região abdominal. No entanto, o cirurgião do aparelho digestivo, Rodrigo Barbosa, destaca que essa prática compartilhada pela ex-BBB apresenta riscos. “O principal deles é a perfuração intestinal por excesso de líquido”, disse o profissional.

Segundo o especialista Rodrigo Barbosa, não há motivos para incentivar a prática conhecida como hidrocolonterapia, mencionada por Adriana Sant’Anna. Essa técnica envolve a limpeza do intestino grosso com a aplicação de água ou soro através do ânus, usando um tubo de plástico.

Procedimento feito por Adriana Sant’Anna tem riscos, diz médico

Segundo o profissional, o procedimento apresenta riscos, sendo o principal deles a perfuração intestinal devido ao excesso de líquido, especialmente se o paciente tiver alguma doença diverticular, que se refere à formação de bolsas protuberantes no intestino. Além disso, há também o risco evidente de translocação bacteriana, portanto, não é uma terapia recomendada.

No post compartilhado por Adriana, ela afirmou que buscou o método para remover fezes antigas do intestino. Outro equívoco, de acordo com o especialista.

Médico rebateu a ideia da influenciadora

Segundo o médico, essa ideia de ‘cocô velho’ não tem fundamento. Há uma teoria antiga de que as fezes de pacientes com constipação seriam tóxicas devido à retenção e absorção de toxinas produzidas por bactérias locais. No entanto, essa teoria foi descartada há mais de 30 anos e não é mais aceita na prática médica.

O cirurgião completou dizendo que o procedimento pode até ser realizado em qualquer pessoa, mas desde que o mesmo tenha ciência dos riscos e da escassez de benefícios.