Um dos grandes mistérios de Terra e Paixão está prestes a ser revelado e promete movimentar os próximos capítulos da trama escrita por Walcyr Carrasco. Sofrendo por conta do seu passado, Petra enfrenta um trauma por ter sido abusada quando ainda era uma menina e luta para tentar se lembrar do rosto de seu abusador. Em cenas que estão por vir, a agrônoma finalmente terá lucidez quanto ao que lhe aconteceu e constatará que o próprio tio é o homem que lhe fez tanto mal na infância.
Verdadeiro monstro, Dirceu chegará em Nova Primavera, alegando estar com saudades da família e se instalará na casa dos La Selva. Irmão de Irene, o criminoso deixará claro que ainda continua sendo o mesmo bandido asqueroso e tentará fazer com Rosa o mesmo que fez com Petra no passado. Porém, dessa vez o crápula será flagrado e terá o que merece.
Petra recorda que foi abusada por Dirceu
Em meio à convivência com o tio, Petra finalmente terá a certeza que foi abusada por Dirceu. Por meio de sonhos e com ajuda de Marta, a agrônoma recordará que o homem foi o seu abusador na infância e agirá. No decorrer do folhetim, a filha de Antônio e Irene ainda descobrirá que Graça também foi vítima do criminoso e se unirá com a loira contra o bandido.
Investigando Dirceu, Petra e Graça descobrirão que o crápula pretende abusar de Rosa e bolarão um plano para que a polícia o pegue em flagrante. Prestes a cometer o mal contra a filha de Ademir, o irmão de Irene será impedido de praticar o crime e pagará caro.
Dirceu é preso
Preta e Graça finalmente conseguirão fazer justiça em Terra e Paixão e farão com que Dirceu pague por seus crimes. Após constatarem que o bandido está prestes a abusar de Rosa, as duas acionaram a polícia e o bandido será flagrado na tentativa de cometer o abuso. O irmão de Irene será contido e levado para prisão, onde deverá amargar o restante dos seus dias de vida.