Em Terra e Paixão, o público testemunhará a entrada de Eriberto Leão dando vida ao personagem Dirceu. O repugnante indivíduo é o tio abusador de Petra (Débora Ozório), que é irmão de Irene (Glória Pires).
Na novela das nove da Globo, o mau-caráter abusou da agrônoma quando ela ainda era uma criança. Na trama, ele retorna para Nova Primavera, despertando as lembranças terríveis da jovem. Assim que chegar na mansão, ele verá a filha mais nova de Antônio (Tony Ramos) dormindo no quarto.
Chegada de Dirceu em Terra e Paixão
Conforme Débora Lima, do Notícias da TV, Dirceu mostra o quanto é um crápula e tentará assediar a sobrinha, mas parará ao perceber que o cunhado, Antônio estará por perto.
Petra será tomada pelo susto ao se deparar com o tio. O reencontro desencadeará gatilhos na jovem, intensificando suas lembranças do dia traumático em que foi vítima de violência. A protagonista já havia conseguido recordar o rosto do agressor durante uma sessão de terapia.
Gradualmente, a agrônoma começará a suspeitar que Dirceu é, de fato, o homem que a agrediu na infância. Em um desabafo com Marta (Kika Kalache), Petra explicará a necessidade de ter certeza para expor a verdade sobre o parente.
Dirceu tenta aproveitar de Petra na novela das nove da Globo
O personagem mau-caráter tentará ficar sozinho com a sobrinha a qualquer custo. Em uma das tentativas, eles ficam trancados no quarto e Petra gritará por socorro. Luigi (Rainer Cadete) aparece para salvá-la e, posteriormente, a agrônoma descobrirá que Graça (Agatha Moreira) também foi vítima do crápula.