Eriberto Leão integra o elenco de Terra e Paixão em cenas impactantes. Sua participação foi confirmada para a fase derradeira da trama, prometendo agitar intensamente a trama. Está definido que o ator interpretará Dirceu, irmão de Irene (Glória Pires), sendo ele o responsável pelos abusos contra Petra (Débora Ozório) durante a infância.
Na novela das nove da Globo, a identidade do criminoso era envolta em mistério, levando muitos a especularem que poderia ser um personagem interno da trama. Nomes como Andrade (Ângelo Antônio), Tadeu (Cláudio Gabriel), Silvério (Samir Murad), assim como Rodolfo (Eduardo Lago) e outros personagens masculinos foram considerados, mas o autor escolheu introduzir alguém externo à trama.
Tio de Petra chega na fazenda dos La Selva em Terra e Paixão
Conforme informações prévias do Notícias da TV, Dirceu fará sua primeira aparição em cenas programadas para serem transmitidas em dezembro. Nesse momento, ele chega a Nova Primavera e se estabelece na fazenda dos La Selva.
Já segundo Clara Ribeiro, do Observatório da TV, neste ponto da narrativa, Petra já terá experimentado uma série de sonhos envolvendo o indivíduo, porém, sem conseguir determinar sua verdadeira identidade.
O momento de surpresa se concretiza quando a moça, ao abrir os olhos, depara-se com o tio observando-a. Devido ao tratamento de sua ansiedade, Petra consegue manter o controle nessa primeira ocorrência, no entanto, à medida que é confrontada pela convivência com Dirceu, decide procurar auxílio junto a Marta (Kika Kalache).
Dirceu cerca Petra na novela das nove da Globo
O desconforto enfrentado por Petra atinge proporções consideráveis, com Dirceu a cercando de diversas maneiras, ressaltando a necessidade da proteção de Luigi para escapar do repugnante parente. A segunda mulher que fica apavorada com a presença de Dirceu é Graça (Agatha Moreira), pois ela foi atormentada pelo vilão quando criança. Lembrando que a dona da boutique e a agrônoma foram amigas na infância.