Logo no começo da novela Minha Fortuna é te Amar, substituta de Um Refúgio Para o Amor, Lúcia será baleada diante do filho durante um assalto. A mulher é levada para o hospital em estado grave, pois levou um tiro no peito.
Benjamin, o filho de Lúcia e Vicente, fica no corredor do hospital apreensivo, pois viu a mãe ser baleada. Olga acompanha Vicente até o hospital. Vicente entra para ver a esposa no quarto e se depara com uma mulher muito debilitada e quase sem forças.
Lúcia faz seus últimos pedidos
Lúcia chora e pede que o marido diga ao filho dos dois que o ama muito. Vicente chora e diz para a esposa que ela é quem vai dizer. Sentindo que já não tem mais tempo de vida, a mulher insiste para que Vicente converse com Benjamin.
A esposa do comerciante também pede que ele busque uma boa mulher para cuidar dele e de Benjamin. Vicente nem cogita a hipótese, pois quer que a esposa lute para sobreviver e assim eles continuarem sendo a família feliz que eram.
Lúcia morre diante de Vicente
Após a breve conversa, o casal dá o último beijo e Lúcia perde os sentidos. Um médico e uma enfermeira adentram o quarto. Os aparelhos que estavam ligados ao corpo da paciente disparam. Lúcia está morta. Vicente se desespera e agarra o corpo de Lúcia.
Vicente é retirado de cima de Lúcia e depois é levado para fora do quarto. O comerciante fica destroçado e não sabe como contar para o único filho do casal que Lúcia acaba de morrer. Vicente terá de buscar forças para seguir em frente com um filho pequeno e uma casa para pagar.