Nos próximos capítulos da novela A Gata, Rita e Inês discutirão no barraco. Rita começará a sentir dor no peito e pedirá ajuda para Inês. A jovem pensará que a dor é mais uma manipulação de Rita e vai embora sem ajudá-la.
Maria adentra o barraco e encontra Rita caída. A moça a ajuda e liga para Esmeralda, contando o que aconteceu. Esmeralda vai com Silencioso até o barraco, e de lá chamam uma ambulância para a mulher. Silencioso pede que Esmeralda vá com Maria esperar a ambulância para não errarem a direção, já que há muitos barracos no lixão. Quando saem, Silencioso pede que Rita não conte para Esmeralda que ele é seu pai.
Rita conta toda a verdade para Esmeralda
O médico avisa Esmeralda que Rita está anêmica, além de ter problema de coração e uma doença degenerativa. A mocinha fica preocupada, pois não há muito o que os médicos possam fazer pela idosa. Sentindo que pode morrer, Rita decide revelar a verdade para Esmeralda, e diz que é uma revelação que a deixará feliz.
A mulher conta que Paulo escreveu várias cartas para ela quando estava viajando, mas que ela não recebeu nenhuma, pois quem tinha acesso a elas era o pai do mocinho. Também diz que ela vendeu essas cartas para Augusto, e que Paulo sempre a amou. “Paulo é uma vítima igual você”, dirá a mulher para afirmar que tudo não passou de uma armação para os separar, fazendo parecer que Paulo abandonou Esmeralda.
Esmeralda não quer saber de Paulo
Esmeralda fica em choque em saber que dona Rita e os pais de Paulo se uniram para separá-la do rapaz. Rita pede para Esmeralda não a deixar morrer sem o seu perdão. Esmeralda a perdoa, mas diz que nunca vai contar o que acaba de saber para Paulo.
Rita afirma que Paulo vai voltar a procurá-la, mas Esmeralda diz que ambos são muito orgulhosos para conversarem e se perdoarem por tudo o que disseram um para o outro. Esmeralda afirma que Paulo vai se casar em alguns dias. Rita diz que ele não vai se casar e que ainda que ela derrame muitas lágrimas, o rapaz vai voltar.