Nos próximos capítulos da novela Terra e Paixão, Antônio mandará os capangas jogarem o corpo de Vinícius no rio. A polícia abordará o fazendeiro armado, que mentirá que estava com os peões caçando javalis.
Pouco tempo depois, Jurecê encontra Vinícius na beira do rio. O índio percebe que Vinícius está ferido com um tiro, mas segue vivo. Vinícius é levado para a tribo, onde recebe os cuidados dos indígenas do local e tem o projétil retirado de seu corpo.
Jurecê descobre que Vinícius perdeu a memória
Vinícius vai melhorando pouco a pouco, mas quando recobra a consciência, não sabe dizer nada sobre ele mesmo. O índio é informado por Iraê que o rapaz perdeu a memória com o trauma do que viveu.
Os dias vão passando e Vinícius melhora cada vez mais. O geólogo confessa aos índios que teme descobrir quem ele é de verdade. Iraê não consegue dizer quanto tempo Vinícius vai demorar para recuperar a memória.
Caio decide usar Vinícius como aliado contra Antônio
Jurecê contará para Caio que Vinícius sobreviveu ao tiro e está na aldeia, mas sem memória. Caio conversará com Aline e contará que Vinícius está vivo e que podem o usar como aliado contra Antônio.
Depois Caio conversa com o delegado Marino e pede que ele não conte que Vinícius está vivo, mas o mantenha vivendo na aldeia com proteção policial, até que possam o usar em ação contra Antônio. Vinícius chegará a nadar com Iraê no rio e Ramiro o verá de longe. Antônio ficará furioso com a possibilidade do rival estar vivo, mas será Marino quem ajudará Jurecê a dizer que era ele quem estava no rio.