Nos primeiros capítulos da novela Abismo de Paixão, Carmem tem um caso com Rogério, marido de Almerinda. Para se livrar das suspeitas da relação com o homem casado, Carmem faz a vilã desconfiar que, na verdade, é Estefânia, sua irmã, o motivo da traição de César.
Almerinda fica furiosa e diz para Augusto, marido de Estefânia, que seu marido está apaixonado por sua esposa. Augusto fica furioso e conversa sobre o assunto justamente com Carmem, que faz mais intrigas contra a irmã.
Augusto tenta controlar Estefânia
Estefânia conversa com Elisa, pedindo que a filha não volte a desobedecê-la, ou terá de impedir que ela volte a se encontrar com seus amigos Gael e Damião. Augusto chega nesse momento e diz que a culpa não é de Elisa, mas sim da esposa, que se estivesse cuidando da filha não precisaria a repreender.
Estefânia questiona o marido por tratá-la daquela maneira diante da filha. Augusto pergunta onde ela estava, e depois revela que já sabe que Rogério está apaixonado por ela. Estefânia fica indignada com o comportamento do marido.
Estefânia confronta Carmem
Estefânia diz ao marido que ele deveria ter a procurado e falado com ela sobre a paranoia de Almerinda, e não ir contar para sua irmã. Depois da discussão dos dois, Estefânia confronta a irmã, que se faz de cínica. Estefânia diz que quem deveria ser a esposa de Augusto era ela.
Carmem planeja fugir com Rogério, e quando Estefânia descobrir, tentará impedi-lo de cometer essa loucura. Como vingança, Carmem fará todos acreditarem para sempre que a irmã não só era amante de Rogério, como pretendia fugir com ele. Essa mentira fará com que Elisa seja criada sofrendo muito desprezo por parte do pai.