A novela Terra e Paixão promete fortes emoções nos próximos episódios. Depois de um atentado planejado por Antônio (Tony Ramos) no bar Naitandei, Aline consegue escapar com vida. A viúva estará comemorando a vitória sobre o vilão no tribunal quando será surpreendida por um disparo.
Contudo, quem não terá a mesma sorte de Aline é Jonatas (Paulo Lessa), que ao tentar proteger a jovem, acaba levando um tiro e passa a correr o risco de ficar paraplégico.
Aline detona Caio
A situação faz com que Aline confronte Caio (Cauã Reymond) sobre o envolvimento de seu pai no atentado. Ela não esconde sua frustração e decepção com o ex-namorado, acusando-o de cegamente defender seu pai e ignorar as evidências que apontam para o envolvimento dele no tiroteio. A professora, irritada, afirma a Caio que Antônio la Selva é um assassino sem escrúpulos e que ele, como filho do homem, não pode simplesmente ignorar essa verdade. “Eu não suporto mais ver você defender esse assassino, inventando uma desculpa pior que a outra!”, dirá a viúva.
O debate entre os dois se acirra quando Aline desabafa sobre a dor de ver seu amigo Jonatas no hospital por conta da ganância de Antônio. Ela faz questão de lembrar a Caio que, enquanto Jonatas arriscou sua vida para salvar a dela, Caio não fez nada para evitar a tragédia.
Aline decide terminar de vez com Caio
Segundo a colunista Clara Ribeiro, do Observatório da TV, a mágoa e a tristeza da situação levam Aline a tomar uma decisão definitiva. Ela pede para que Caio saia de sua vida de uma vez por todas, ressaltando que o amor entre eles não pode sobreviver diante de tanta adversidade e dor. Aline ainda relembra a nobre atitude de Jonatas, contrastando com a inação de Caio, reforçando sua decisão de colocar um ponto final na relação dos dois.