O SBT já foi a segunda emissora em termos de audiência no Brasil, atrás somente da Globo. Nos anos 1990 e começo dos anos 2000, o canal de Silvio Santos deu dor de cabeça para a maior emissora do país com diversos programas que alcançaram o primeiro lugar de audiência.
A transmissão da final da Copa do Brasil, em 1995, foi a maior audiência da história do SBT até a primeira edição da Casa dos Artistas ir ao ar, em 2001. O reality show desbancou o Fantástico, que caiu para o segundo lugar de audiência depois de 30 anos no ar.
Audiência em queda
Outros exemplos de sucesso do SBT foram os programas Show do Milhão, apresentado por Silvio Santos, e o Domingo Legal, de Gugu Liberato. Curiosamente, o Domingo Legal atual, apresentado por Celso Portiolli, tem alcançando o primeiro lugar de audiência por alguns minutos nos últimos domingos.
Durante a semana, porém, a situação é ruim. Não tão péssima quanto os sábados, mas ruins. Na terça-feira (24), por exemplo, o SBT registrou média de 2,6 pontos na Grande São Paulo durante as 24 horas do dia. De acordo com o site TV Pop, esta foi a pior audiência do SBT de segunda a sexta-feira da história.
Pior audiência da história
Os números registrados na terça-feira foram os mesmos do dia 29 de setembro, uma sexta-feira. Como um todo, a pior audiência do SBT foi registrada no dia 24 de junho, um sábado, quando a emissora de Silvio Santos fechou com 2,3 pontos na média de 24 horas. A família Abravanel não tem tido motivos para sorrir com a audiência da emissora construída por Silvio Santos.