A vida de Raquel não tem sido nada fácil na novela Mulheres Apaixonadas. A personagem de Helena Rinaldi sofre abusos de Marcos, seu ex-marido, de quem ela já havia fugido por um tempo, mas ele a encontrou. Desde então, a vida da moça virou um pesadelo.
Ciumento, possessivo e agressivo, Marcos agride Raquel com frequência e tenta controlar os seus passos. O homem a pune quando não faz o que ele deseja, ou quando faz, mas ele está de mau humor e decide descontar na professora.
Raquel sofre nas mãos de Marcos
O vilão, que está disposto a matar Fred para o afastar de Raquel, manda uma coroa fúnebre de flores para a professora. Raquel chora e sente medo do que o vilão está prestes a fazer. Marcos consegue raptar Fred.
Raquel se livra do bandido, pois ele morre em um acidente de carro. O problema é que nesse acidente, Fred também morre, pois está no carro com o bandido que o raptou. Raquel se culpa pelo jovem ter morrido, considerando que nada disso teria acontecido se ela não tivesse permitido a proximidade dele em sua vida. Para piorar a situação, Raquel vê a cena do acidente que ceifa a vida dos dois, ficando impressionada com as imagens gravadas em sua memória.
Raquel sofre até o final de Mulheres Apaixonadas
O bandido agressor de mulheres só morre no final da novela Mulheres Apaixonadas. Até lá, Raquel seguirá sendo perseguida e atormentada pelo homem. Raquel não terá paz e passará seus dias com medo.
Após a morte de Marcos, em vez de ter paz, Raquel tem culpa. A moça até tentará seguir em frente, mas para sempre carregará a dor de ter se envolvido com Marcos e visto a vida de um jovem com um futuro promissor pela frente, ser perdida por mera maldade do vilão, que não bastou tudo o que fez em vida, teve de ir embora desse mundo levando a sua paz.