Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, a vida de Aline passará por mais algumas reviravoltas, a começar pela retomada de suas terras que foram roubadas por Irene. Após acionar a Justiça, uma audiência será marcada e a viúva finalmente sairá vitoriosa após juíza bater o martelo e afirmar que a protagonista é a verdadeira dona da propriedade.
Com a boa notícia, Aline saíra para comemorar, mas quase morrerá após emboscada armada por Antônio La Selva, que não aceitará a derrota para a viúva. Preocupado, Gentil tentará presentear a filha de Jussara com uma arma de fogo, a fim de que ela possa se proteger dali em diante, mas receberá a recusa da protagonista.
Aline rejeita arma de fogo dada por Gentil
Após ficar na mira de atirador contratado por Antônio La Selva e ser salva por Jonatas, Aline causará preocupação nas pessoas que a ama. Conhecendo Antônio La Selva de longa dada e ciente do que o vilão é capaz, Gentil tentará dar de presente uma arma de fogo para a viúva se de defender de possíveis atentados futuros.
Aline não gostará nada do presente dado por Gentil e deixará bem claro que não irá aceitar a arma de fogo, negando na hora o artefato que lhe foi dado. Sem medo de enfrentar Antônio La Selva, a viúva afirmará que não precisa se armar e deixará o pai de Jonatas preocupado com o que possa acontecer.
Jonatas salva Aline mas leva a pior
Com sangue nos olhos, Antônio tentará tirar a vida de Aline mais uma vez e enviará um matador de aluguel ao local onde a professora estará comemorando a vitória que conseguiu na Justiça. Cumprindo ordens do rei da soja, o bandido chegará a apontar uma arma para a viúva e puxará o gatilho, porém Jonatas será mais rápido. Vendo que a professora corre risco, o filho de Gentil pulará na frente da protagonista e acabará baleado em seu lugar. Levado para um hospital às pressas, o rapaz receberá a notícia de que perdeu os movimentos das pernas.