Em cenas eletrizantes que serão exibidas nos próximo capítulos de Terra e Paixão, o personagem Antônio, interpretado por Tony Ramos, dará um novo rumo à trama. Ao surpreender sua esposa, Irene (Gloria Pires), na cama com Vinícius (Paulo Rocha), o fazendeiro, tomado pela raiva, atirará no geólogo. O incidente ocorrerá no próprio motel em que a traição foi descoberta. No entanto, Vinícius conseguirá escapar da cena apenas vestindo uma cueca, dando início a uma intensa perseguição.
Como consequência de seus atos impulsivos, Antônio será detido, mas sua estadia na delegacia será curta. Uma vez em liberdade, ele não perderá tempo e mobilizará Ramiro (Amaury Lorenzo), juntamente com seus capangas, para localizar e cercar o amante de Irene. A busca incessante levará o grupo a descobrir o geólogo escondido em uma floresta.
Antônio encontra Vinícius e dispara contra o geólogo
Determinado a encerrar a situação, Antônio atirará no peito do amante de Irene, que cairá desacordado. Diante da cena, o fazendeiro pedirá a Ramiro que confirme a morte de Vinícius. Após a confirmação, ordenará que o corpo seja descartado em um rio próximo. A euforia do momento será celebrada com uma noite de festa e bebida entre Antônio e seus subordinados.
Jurecê salva Vinícius da morte
Enquanto isso, os acontecimentos não demoram a repercutir em Nova Primavera, a cidade onde a história se desenrola. A traição de Irene com Vinícius e a vingança de Antônio se tornarão o assunto principal entre os moradores.
No entanto, segundo a colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV, uma reviravolta está prestes a acontecer. Jurecê (Daniel Munduruku) encontrará o geólogo à beira do rio. Reconhecendo o perigo que o alvejado ainda corre, ele o levará para sua aldeia, onde um ritual de cura será realizado com a ajuda de toda a tribo. A decisão de não levar Vinícius ao hospital se dará pelo medo de Antônio descobrir e tentar finalizar o que começou.