Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, Agatha (Eliane Giardini) confirma que Hélio (Rafael Vitti) é, de fato, seu terceiro filho. A megera, no entanto, tentará esconder essa realidade de Caio (Cauã Reymond), que até então só sabe da existência de Jonatas (Paulo Lessa) como seu irmão. A tensão aumenta quando Agatha pede a Hélio que mantenha o segredo de sua verdadeira identidade longe do conhecimento de Caio.
O drama se intensifica quando Hélio, cansado de esconder sua verdadeira identidade, deseja ser honesto com Petra (Debora Ozório). No entanto, Agatha insiste que Hélio mantenha a farsa, pois eles têm um plano para usurpar a fortuna de Antônio (Tony Ramos). Hélio, profundamente apaixonado por Petra e sabendo de sua condição de saúde delicada, não quer causar mais sofrimento à jovem.
Agatha abre o jogo
Embora compreenda o dilema moral de seu filho, Agatha é inflexível em suas intenções. Ela quer que Hélio se torne o sucessor de Antônio, independente dos sentimentos genuínos que o rapaz nutre por Petra. Agatha está determinada a concluir seu plano, mesmo que isso signifique colocar Hélio em uma situação delicada.
“Já discutimos isso um milhão de vezes. Você veio comigo pra conquistar a filha do Antônio e conseguir essa sucessão“, dirá a ex-presidiária para o engenheiro da cooperativa.
Emengarda chega à Nova Primavera
Em outra reviravolta, Emengarda (Claudia Raia), mãe de Luigi (Rainer Cadete), entra em cena. Ela chega à cidade de Nova Primavera e, em uma série de ações audaciosas, invade a mansão dos La Selva. Lá, ela não hesita em roubar e até se permite um momento de luxo, bebendo champanhe na banheira da suíte.
O reencontro de Luigi com sua mãe é marcado por preocupação e pânico, principalmente quando ele a encontra desacordada. O drama se amplifica quando Antônio, o patriarca dos La Selva, descobre Emengarda em sua casa. Para sair da situação, Luigi inventa uma mentira, apresentando Emengarda como sua tia, uma oferta que Antônio aceita prontamente, convidando-a para ficar em sua casa.