Walcyr Carrasco parece ter deixado de lado completamente a ideia de reunir Jonatas (Paulo Lessa) e Aline (Bárbara Reis) em Terra e Paixão. O autor da novela das nove da Globo trouxe uma reviravolta na trama do produtor rural, mas ainda assim não conseguiu retomar a narrativa original que visava unir a viúva com seu terceiro pretendente.
À medida que a trama se aproxima de sua conclusão, o dramaturgo e Thelma Guedes enfrentarão o desafio de cumprir as expectativas criadas pelo material de divulgação do folhetim, que coloca a mocinha no centro de um complicado triângulo amoroso envolvendo o produtor, Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Jhonny Massaro).
Alterações em Terra e Paixão
Conforme Carla Bittencourt, do Notícias da TV, a morte do advogado já estava planejada, mas foi antecipada na trama para tentar impulsionar a audiência, que estava sofrendo devido ao desempenho insatisfatório de Travessia (2022).
Nesse ponto da história, onde Aline e Caio estão separados, a intenção original era que Jonatas se aproximasse dela, marcando um momento em que a professora consideraria dar uma oportunidade ao amigo.
Jonatas leva tiro na novela das nove da Globo
Nos capítulos seguintes da novela, é Graça quem oferece seu apoio para ajudar Jonatas a se recuperar de um tiro que sofreu ao salvar Aline. Como resultado, o bonitão fica paraplégico, e a loira permanece ao seu lado, desencadeando uma possível redenção, uma vez que a vigarista já tentou cometer golpes medonhos.
A dona da boutique o incentiva a fazer fisioterapia e gradualmente percebe que seus sentimentos por ele vão além do aspecto na cama, mostrando que o amor entre os dois pode começar a surgir.