Nos próximos capítulos da novela Um Refúgio Para o Amor, os meses de convivência entre os Torreslanda, os Linhares e os Jacinto Flores se transformam em anos. Até mesmo Máximino consegue conviver com Luciana e Claudio de forma respeitosa, mas Roselena piora ainda mais sua saúde mental.
Certo dia, todos combinam uma reunião na mansão dos Torreslanda, com a presença de Paz, Madalena, Lorenzo, Luciana, Claudio, Violeta e claro, todos os Torreslanda. O objetivo do encontro amistoso é que Lorenzo decidiu pedir formalmente a mão de Jana em casamento.
Roselena surpreende a família
Luciana chega na mansão e é muito bem recebida por todos. Máximino pergunta se já estão todos presentes e Roselena aparece na escada. Todos ficam apreensivos com a presença da vilã. Paz é educada, e fala sobre o desejo de Lorenzo e Jana em se casarem, pois se amam.
Roselena os surpreende ao não se impor mais ao relacionamento da filha com o irmão de Luciana. A mulher diz que espera que estejam planejando se casar pela igreja, pois para ela o único casamento que vale é o religioso. Paz concorda e diz que Jana e Lorenzo vão se casar pela igreja.
Roselena planeja destruir o casamento da filha
Embora todos fiquem surpresos com a atitude da vilã, não há nenhuma mudança comportamental na mulher. Isso porque ela só está fingindo que aceita que a filha se case com o camponês, quando, na verdade, tramará para que Jana seja levada do próprio casamento.
Para conseguir colocar seu plano em prática, a vilã se une com ninguém menos que Bóris, namorado de longa data de Jana e que foi abandonado por ela, após a pedir em casamento e a mocinha não aceitar. Juntos, os dois colocarão em risco a felicidade de Jana e Lorenzo.