Nos próximos capítulos da novela A Gata, ocorrerá uma terrível tempestade. Se para as pessoas que possuem um teto seguro, a tempestade parece forte e assustadora, para os moradores do lixão é muito pior.
A chuva fica cada vez mais forte e os barracos começam a ser destruídos pela força do vento. Dona Rita se recusa a deixar o barraco, dizendo que aquilo é tudo o que ela tem. A mulher fica no local com a neta.
Paulo decide ajudar Esmeralda
Da mansão, Paulo começa a pensar no quanto Esmeralda deve estar se sentindo assustada com aquela chuva forte. O rapaz não consegue ficar em paz imaginando Esmeralda vivendo naquele local insalubre.
O rapaz então decide ir ao local ajudar a namorada no que for preciso. Enquanto isso, Esmeralda decide correr para ajudar as pessoas que ainda não conseguiram deixar seus barracos. A mocinha volta ao barraco em que vivia para salvar dona Rita, mas uma parte do barraco cai sobre Esmeralda, no exato momento em que Paulo está chegando.
Paulo e Esmeralda salvam dona Rita
Paulo ajuda Esmeralda, que felizmente não se machuca. Ele tenta a tirar do local, mas Esmeralda insiste em buscar dona Rita. A mulher está debaixo de um plástico se escondendo da chuva. Paulo insiste e consegue tirar a mulher da cama.
O casal leva Rita para um local seguro, enquanto o barraco é destruído pela chuva e o vento. Rita continua maltratando Esmeralda depois de ser salva por ela e Paulo. Já Paulo volta em casa e pega alguns itens para doar, incluindo roupas mandadas por sua irmã Virginia.
Esmeralda agradece, mas pede que Paulo vá embora, pois o pessoal que vive no lixão é muito orgulhoso e podem se sentir ofendidos ao ver um “riquinho” os ajudando naquela situação. A moça garante que não é por mal, mas que eles precisam se ajudar uns aos outros nesses momentos difíceis, pois todos estão igualmente desabrigados.