No primeiro capítulo da novela A Gata, que será exibido pelo SBT nesta segunda-feira, 16 de outubro, Paulo, um jovem adolescente rico, fica observando Esmeralda brincando com algumas crianças pobres no barranco. Solitário em seu mundo luxuoso de mimos, Paulo anseia por conhecer aquelas crianças e adolescentes e se tornar amigo deles.
Certo dia, Paulo pede que o motorista o leve até o barranco sem que sua mãe saiba. Lá ele encontra Esmeralda com mais dois garotos. Um deles, o mais velho, é agressivo com Paulo. Esmeralda defende Paulo. Os dois garotos começam a brigar e a polícia aparece. Os meninos de rua fogem, enquanto Esmeralda fala com Paulo pela primeira vez.
Paulo e Esmeralda se conhecem e discutem
Esmeralda foi criada por Rita, uma mulher amarga que cria três crianças no intuito de que elas peçam esmolas e a sustentem. Rita mora com as crianças em um barraco no lixão. Todos os dias Esmeralda é obrigada a pedir esmolas e quando não consegue nada, é punida pela mulher, que também nunca permitiu que a menina frequentasse a escola.
Por conta disso, Esmeralda tem um linguajar selvagem e até confunde Paulo com suas palavras. Os dois começam a criar um vínculo de amizade. Paulo a convida para comer um bolo em sua casa. Esmeralda aceita, mas os dois acabam se desentendendo e a mocinha perde a chance de comer algo bom.
Paulo pede desculpas para Esmeralda e a leva em sua casa
Mais tarde, Paulo reencontra Esmeralda, que está cuidando da venda de jornais de um senhor do bairro. O jovem pede desculpas para Esmeralda pela forma como a tratou quando eles discutiram. Os dois fazem as pazes e Paulo leva Esmeralda em sua casa para comer.
Paulo entra para ir à cozinha, e Esmeralda o espera no jardim. Lorena vê a moça e começa a ofendê-la, dizendo que não permitirá que seu filho se envolva com alguém como a menina pobre. Esmeralda se cansa de tantos insultos gratuitos, rebate a mulher e vai embora com seu gatinho de estimação nos braços. Paulo sai para chamar Esmeralda no jardim, mas não a encontra. Lorena está furiosa.