A Gata: resumo da novela mexicana entre 16 e 20 de outubro

Paulo e Esmeralda se apaixonam após anos de amizade escondida, mas Lorena não aceita o relacionamento em A Gata.

PUBLICIDADE

Está de volta nas novelas da tarde do SBT, A Gata, protagonizada por Maite Perroni e Daniel Arenas. A trama marca a volta de uma terceira faixa de novelas mexicanas nas tardes da emissora. A Gata estreia a nova programação do canal de Silvio Santos, que passará a exibir o Fofocalizando a partir das 14:15, horário oficial de Brasília, e transmitirá novelas das 16:15 até 19:45.

Veja agora o resumo de A Gata de 16 a 20 de outubro.

Segunda-feira (16/10)

Paulo, no início da adolescência, observa Esmeralda brincando com outros jovens e sente vontade de se divertir com eles. Esmeralda pede esmolas nos carros parados no semáforo, enquanto crianças limpam vidros e pessoas mais velhas trabalham como vendedores ambulantes no mesmo local.

Rita é agressiva com Esmeralda e a obriga a sair na chuva para pedir comida para ela jantar. Esmeralda se recusa a ir e Rita a tranca do lado de fora na chuva. Esmeralda segura seu gatinho preto e chora, prometendo para ele que um dia terá dinheiro para viverem outra realidade.

Paulo conhece Esmeralda e acaba brigando com um dos jovens de rua que andam com a gata. A polícia quase os pega. Paulo oferece comida para Esmeralda, mas eles se desentendem e ela acaba perdendo a oportunidade de se alimentar. Paulo volta mais tarde e pede perdão pela forma que a tratou. Paulo a convida para ir em sua casa.

Lorena, mãe de Paulo, vê Esmeralda no jardim de sua casa e fica furiosa. A mulher humilha a jovem e diz que não permitirá que seu filho se envolva com pessoas como a menina pobre. Esmeralda se cansa das humilhações e é grossa com Lorena. Paulo procura por Esmeralda e não a encontra.

Terça-feira (17/10)

Rita é informada que seu filho Bebeto fugiu da prisão. Lorena vai procurar Paulo e briga com Esmeralda, dizendo que ela é pouca coisa para se aproximar de seu filho. Esmeralda chora pelas palavras duras de Lorena. Paulo lê um livro e segura o gatinho Príncipe, de Esmeralda.

Rita diz que seu filho jurou vingança a todos que o colocaram na prisão. Paulo descobre que Esmeralda não sabe ler. Virginia diz para a mãe que Esmeralda é só uma menina e não vai fazer nada mal contra Paulo. A criança pede que Lorena não seja dura com Paulo e diz que não pensa como a mãe.

Esmeralda e Paulo prometem sempre serem amigos. O garoto dá um beijo no rosto de Esmeralda e diz que não permitirá que sua mãe os separe. Lorena descobre que Bebeto fugiu da prisão. Paulo dá produtos de higiene pessoal para Esmeralda.

Paulo promete encontrar Esmeralda toda tarde para ensiná-la a ler e escrever. Letícia e Esmeralda se assustam com o retorno de Bebeto. Letícia mente para Bebeto, dizendo que Rita se mudou com as crianças.

Quarta-feira (18/10)

Ocorre uma passagem no tempo de alguns anos. Esmeralda, já adulta, questiona Rita por suas tiragens de tarot, que sempre dizem o mesmo, mas sempre esconde a verdade sobre seu passado. Esmeralda exige saber quem é o seu pai.

Esmeralda decide que não quer mais pedir esmolas, mas que vai tentar arranjar um emprego. Paulo lê um livro com Esmeralda. Os dois se divertem juntos e ele tira fotos engraçadas da moça.

Esmeralda passa a tarde buscando emprego, mas ninguém a aceita devido suas roupas e aparência maltrapilha. Letícia impede que Esmeralda seja abusada no lixão. Esmeralda recolhe roupas e objetos do lixão para vender. Paulo reclama de Esmeralda continuar com o mesmo comportamento de quando era uma menina.

Paulo é flagrado pelo irmão e Mônica e fica sem jeito. Paulo mente que Esmeralda não é sua amiga. Esmeralda reclama por Paulo ter a negado diante de Mariano e Mônica. Ele pede desculpas. Os dois discutem, mas acaba fazendo as pazes.

Quinta-feira (19/10)

Rita visita Domênico, conhecido como o Italiano, dono de uma padaria. O homem cobra o que Rita lhe deve. Domênico diz que está interessado em Esmeralda e propõe um acordo para Rita quitar sua dívida. Rita finge que está passando mal e pede para Esmeralda ir à padaria de Domênico.

Rita descobre que Esmeralda sabe ler e escrever. Domênico tenta abusar de Esmeralda em sua padaria fechada. Esmeralda morde Domênico e foge. Rita bate em Esmeralda por aprender a ler e escrever. A mulher exige que Esmeralda seja namorada de Domênico e a menina se recusa.

Sexta-feira (20/10)

Paulo se declara para Esmeralda e eles se beijam pela primeira vez. Mariano conta para Virgínia que Paulo se encontra com Esmeralda no barranco desde que era menino.

Mariano conta para a mãe onde Paulo está e a vilã vai procurá-lo. Paulo diz para Esmeralda que eles irão se casar. Lorena encontra Paulo e Esmeralda abraçados. A mulher humilha Esmeralda.

Rita encontra Paulo e Esmeralda se beijando e agride a moça. Paulo defende Esmeralda, mas Rita é grossa com ele. Após os conflitos com Lorena e Rita, Esmeralda volta a se encontrar com Esmeralda no barranco.

Domênico vê Esmeralda com Paulo e fica furioso. Augusto conversa com Paulo no intuito de separá-lo de Esmeralda. Paulo enfrenta o pai e o repreende por seu preconceito contra as pessoas pobres.