No capítulo da novela Um Refúgio Para o Amor que será exibido pelo SBT nesta quarta-feira, 18 de outubro, Claudio comemora que foi declarado inocente pelo júri. Roselena, Rodrigo e Máximino surtam de raiva. Roselena até discute com Patrício pelo rapaz dizer que Claudio provou que é inocente.
Para piorar a situação dos Torreslanda, o juiz condena Máximino a entregar para Claudio Linhares metade do Corporativo Torreslanda com todas as empresas do grupo. Além disso, o empresário terá de indenizar Claudio por danos morais com 10% do seu patrimônio acumulado no período de 20 anos, que é o tempo em que o advogado esteve preso injustamente.
Claudio se sente aliviado em provar sua inocência
Na saída do fórum, os jornalistas já sabem da sentença e aguardam para entrevistar as partes. Oscar ajuda a escoltar Roselena e Máximino, que fogem da imprensa. Já Claudio dá uma entrevista em sua saída do local, declarando estar aliviado que a justiça foi feita e ele finalmente provou sua inocência.
O advogado pede que coloquem na manchete do jornal: “Claudio Linhares é declarado inocente”. Depois Luciana telefona para o pai para saber o que aconteceu na audiência e descobre que ele foi inocentado. Luciana fica eufórica.
Patrício defende Matilde
Brígida conta para Roselena que quando a patroa não estava, o padre a visitou e Matilde se trancou com ele na biblioteca para conversar. A governanta diz que ouviu Matilde dizendo que Luciana está grávida de Rodrigo. Roselena fica brava por Matilde ter ignorado suas ordens para nunca comentar nada sobre o assunto com ninguém.
Matilde chega na porta da biblioteca para falar com Roselena e é atacada pela patroa. Roselena puxa Matilde e a sacode, perguntando por qual motivo foi falar com o padre sobre assuntos particulares. Patrício entra na biblioteca, vê a mãe partindo para cima da empregada e defende a mulher. Patrício também demite Brígida, alegando que é para ela guardar suas fofocas para contar para Clara e July. Roselena defende Brígida e Matilde chora, levando Patrício para seu quarto.
Patrício conta para Rodrigo que Luciana está grávida
Patrício já tinha planos de contar a verdade para o irmão antes de presenciar o ataque de Roselena. Com a atitude desproporcional da mãe, Patrício está decidido a contar tudo para Rodrigo quando ele for o visitar em algumas horas. Rodrigo chega desesperado, pois acabou de brigar com Clara. O engenheiro diz para o irmão que não suporta mais Clara.
Rodrigo ouve que se tivesse lutado por Luciana seria diferente. Rodrigo pede que o irmão pare de falar de Luciana. Patrício diz que Rodrigo e Luciana estarão conectados para sempre. Rodrigo não entende e Patrício diz que Luciana está esperando um filho dele. Rodrigo fica surpreso e se pergunta por qual motivo ela não disse nada. Patrício diz que é por orgulho, assim como ele, que não lutou pela mulher que ama por puro orgulho. Rodrigo descobre que sua mãe sabia da gravidez de Luciana.