Os funcionários do metrô, da CPTM e da Sabesp, em São Paulo iniciaram uma greve nesta terça-feira (3), como um ato de protesto contra os projetos de privatização propostos pelo governador Tarcísio de Freitas, filiado ao partido Republicanos.
A greve começou desde as primeiras horas do dia e tem causado diversos transtornos na vida dos trabalhadores que dependem do transporte para irem e voltarem do trabalho.
Mulher desabafa ao vivo na Band
O programa Brasil Urgente, comandado por Datena na TV Band, está com repórteres espalhados por São Paulo para cobrir as informações sobre a greve. Durante a gravação da notícia, uma trabalhadora deu entrevista criticando o governador do estado, Tarcísio de Freitas.
Chorando de desespero, e sem saber que ônibus pegar para voltar para a casa, a mulher pediu que o político respeitasse a população paulistana. “É sua culpa, governador! A gente não é cachorro, a gente é cidadão. Você tem que respeitar as pessoas… você não passa de um cachorro, descarado, sem vergonha, só tira nosso dinheiro”, desabafou a mulher ao vivo no programa da Band.
Cidadã xinga governador de São Paulo ao vivo no Datena após mais uma falha na linha de trem privatizada pic.twitter.com/2PcgIRWb1x
— Paulo Pacheco (@ppacheco1) October 3, 2023
SP decreta ponto facultativo após greve no metrô
Em virtude da paralisação, o governo paulista emitiu um decreto estabelecendo ponto facultativo para o trabalho durante o dia, devido à greve, abrangendo todos os serviços públicos da capital, incluindo escolas e unidades de saúde. Além disso, o sistema de rodízio de veículos leves na cidade foi temporariamente interrompido durante o período da greve. Isso significa que os veículos com placas finais 3 e 4 estão autorizados a circular normalmente.