Em Terra e Paixão, Aline (Bárbara Reis) vai conseguir uma grande vitória nos tribunais, impedindo que Antônio (Tony Ramos) obtenha posse de seus diamantes. Em cenas futuras, ela persuadirá o juiz a emitir uma liminar, proibindo o fazendeiro de realizar a extração de pedras preciosas na terra vermelha.
Nesse ponto da trama, é relevante destacar que Vinícius (Paulo Rocha) já transferiu a propriedade da fazenda da viúva para Irene (Tony Ramos) e seu esposo.
Aline percebe que caiu em golpe
Inicialmente, Aline demorará a perceber que foi vítima de um golpe, somente compreendendo a situação ao receber uma ordem de despejo. Diante disso, a protagonista se verá obrigada a deixar sua propriedade. Sem a receita proveniente da plantação, ela enfrentará desafios para sustentar a família e decidirá procurar emprego.
Em próximos episódios, Cacá (Igor Angelkorte) decidirá empregar Aline como contadora em seu salão. Jussara (Tatiana Tiburcio), também vai ajudar, ela iniciará suas atividades na cozinha da pousada de Lucinda (Debora Falabella).
Enquanto isso, Antônio estará lutando contra o relógio para extrair os diamantes da rica terra vermelha. No entanto, Aline entrará com um pedido na justiça para desfazer o golpe que sofreu.
Justiça toma decisão sobre terras de Aline
Não demorará muito para que Aline receba uma ótima notícia: Diante da incerteza sobre a posse das terras, o juiz decidiu que Antônio terá que interromper a exploração das pedras! Isso significa que nada deve ser feito nas terras até que o processo seja concluído.