Em um dos capítulos mais instigantes da novela “Terra e Paixão”, Agatha, interpretada magistralmente por Eliane Giardini, mal consegue esconder seu prazer diabólico ao testemunhar a derrocada de Aline (Bárbara Reis).
A vilã, com sua característica astúcia maquiavélica, não apenas assiste ao infortúnio de Aline, mas também elabora um plano para tirar vantagem da situação vulnerável da jovem.
Aline é expulsa de suas terras
A trama se adensa quando Agatha persuade a ingênua Aline a formar uma parceria questionável com Vinícius (Paulo Rocha), sugerindo que explorem juntos os supostos diamantes encontrados nas terras da moça. Para essa empreitada, Agatha conta com a cumplicidade de Caio (Cauã Reymond). Este, seduzindo Aline com seu charme, reforça a ideia de que os diamantes representam uma chance imperdível para o futuro de seu filho.
Movida pela inocência e pelo desejo de assegurar um bom futuro para seu filho, Aline rapidamente aceita a sugestão de Agatha e fecha o acordo com Vinícius. O que ela não imagina é que, embutida entre os documentos que assina, há uma procuração concedendo plenos poderes ao sagaz geólogo para transferir o terreno para Irene (Gloria Pires). A descoberta dessa traição, naturalmente, é um baque avassalador para Aline, que, nesse ponto, é expulsa de sua propriedade.
Agatha planeja tomar as terras de Aline
Conforme apontado pelo colunista Fabio Augusto, do Observatório da TV, o enredo reserva mais uma reviravolta: a astuta Agatha revela seu verdadeiro jogo. Crendo ter direitos sobre os bens de seu até então marido, o fazendeiro central da trama, ela trama para tomar as terras que agora pertencem a Irene. Dessa forma, Agatha quebra a confiança de todos e se consolida, mais uma vez, como a grande antagonista da história.