Por que a cirurgia de Faustão durou 2 horas e meia? Cardiologista que fez o transplante revelou o motivo

Fausto Silva foi internado no dia 5 de agosto com um quadro de insuficiência cardíaca, sendo que desde 2020 vinha sendo acompanhado por seus médicos.

PUBLICIDADE

Fausto Silva está há um mês com um coração novo e continua em processo de adaptação. Após os médicos constatarem um agravamento no quadro de insuficiência cardíaca, foi realizado o transplante no dia 27 de agosto, no Hospital Albert Einstein, São Paulo.

A cirurgia foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e o fato do procedimento ter durado duas horas e meia chamou a atenção dos internautas.

O cardiologista de Faustão, Fernando Bacal, deu uma entrevista ao Splash, no UOL e explicou que este tempo é comum para este tipo de cirurgia.

Cirurgia como a de Faustão é bem demorada

De acordo com o especialista, o hospital leva em consideração o tempo gasto para ligar as artérias e também os tecidos, mas há várias outras etapas no procedimento cirúrgico.

Dr. Fernando explicou: “É muito mais o tempo do implante, propriamente dito, que são as anastomoses [ligação entre artérias], que a gente fala onde faz as suturas [conjunto de manobras realizadas para unir tecidos] do coração novo“.

Faustão segue em recuperação, mas em casa

O cardiologista contou que o processo todo pode chegar a seis horas porque tem a fase de abertura e fechamento, serrar o osso, fechar com grampos, fios metálicos, entre outras fases. Se os internautas acharam que duras horas e meia foi demorado, é porque não imaginam que o processo todo demanda muito mais tempo.

Agora, Fausto Silva está na fase de reabilitação e pode ficar cerca de três meses se recuperando, mas este tempo varia de um paciente para o outro. Felizmente tudo está indo bem e o apresentador está comemorando a nova vida.