Após transplante de coração, saiba como é o processo de reabilitação pelo qual Faustão passará

O apresentador precisou ser internado novamente e está se recuperando do transplante de coração.

PUBLICIDADE

Fausto Silva pode ficar cerca de três meses no processo de reabilitação após ter passado por um transplante de coração. Fernando Bacal, cardiologista do apresentador, disse em entrevista ao Splash, no UOL, que este período depende muito das condições do paciente antes da cirurgia.

Nesta última segunda-feira (18), Fausto Silva voltou a ser internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo e segue fazendo vários exames.

Quando o paciente tem insuficiência cardíaca avançada, ele perde muita massa muscular, ele pode ter alterações renais, ele pode evoluir com o quadro de caquexia, que é perda muscular“, explicou o médico.

Faustão está em processo de reabilitação

Ainda segundo o Dr. Fernando Bacal, Fausto agora está focado em recuperar massa corporal, pois assim terá uma melhor capacidade respiratória, já que a doença acaba impondo limitações. O médico contou que até o terceiro mês é considerado o período mais delicado para o transplantado.

O transplantado pode voltar a praticar esportes, mas leva tempo até chegar a este ponto, porque é necessário ficar atento à readequação óssea, respiratória e muscular. Por isso a equipe médica continua acompanhando o paciente que está com um coração novo.

Brasileiro redescobriu a importância de ser doador

Nos três primeiros meses são feitos vários exames e em alguns casos até biópsia. Os médicos conduzirão a reabilitação do transplantado e Fausto Silva está nesta fase. O apresentador se prepara agora para que daqui a alguns meses possa retomar sua vida quase como era antes.

Fernando Bacal fez questão de ressaltar que o caso de Fausto Silva é de grande importância para incentivar a doação de órgãos no país. O médico disse que toda discussão acabou deixando o tema em alta e muitas pessoas debateram e descobriram a importância de ser um doador.