Manoel Soares deu uma entrevista ao podcast Inteligência Ltda, no YouTube e causou polêmica com uma declaração. Durante a conversa com Rogério Vilela, o ex-apresentador do Encontro disse que as pessoas negras deveriam ganhar três vezes mais que as pessoas brancas.
Segundo o artista, isto seria uma reparação histórica e também uma forma de promover uma equiparação salarial mais justa no Brasil. “Se eu trabalho na Globo, ganho o cachê de R$ 20 mil no comercial que fiz, mas tem uma tia minha cujo filho, meu primo, está preso, eu tenho que ajudar“, justificou Manoel.
O entrevistado continuou explicando seu ponto de vista e completou: “Com todas as fragilidades estruturais nas quais o povo preto foi colocado, esse salário na vida dele vale 60% a menos“.
Para o apresentador, é preciso levar em conta o passado
Em seguida, o apresentador explicou que os brancos podem se sentir prejudicados, mesmo aqueles que estão lutando para acabar com o racismo no Brasil.
Para Manoel Soares, dividir privilégio é dividir o dinheiro e isso quase ninguém quer fazer. Ele comentou ainda que muitas pessoas brancas fazem de tudo para não cometerem os erros dos ancestrais, porém, estariam sendo beneficiados pelo que seus ancestrais fizeram.
Manoel Soares disse que seu filho tem menos oportunidades na vida
O entrevistado deixou claro que não está colocando a culpa em ninguém, mas é uma questão de ter responsabilidade. Para ele, o filho de um branco tem melhores perspectivas na vida do que o filho de um negro.
“Às vezes, para entregar para o meu filho uma possibilidade melhor na vida, sou obrigado a virar para você e dizer: ‘Mano, vamos dividir esse bolo“, concluiu o apresentador.