Kayky Brito: médicos explicam processo de recuperação de quem sofre traumatismo craniano

Ator foi atropelado no Rio de Janeiro e segue internado desde o dia 2 de setembro.

PUBLICIDADE

O ator Kayky Brito está internado no Rio de Janeiro, depois de ser atropelado em avenida da cidade. O artista não tem previsão de receber alta hospitalar e seu quadro apresenta gravidade. Kayky Brito sofreu politraumas e traumatismo craniano.

Os neurocirurgiões Fernando Gomes, Julio Pereira e Bruno Burjaili falaram sobre a possibilidade de sequelas em pacientes que sofrem traumatismo craniano. A análise dos profissionais de saúde é geral e não tem como base o prontuário de Kayky Brito.

Kayky Brito pode ter sequelas?

Esta pergunta tem sido feita por muita gente e a resposta mais honesta para este momento é que apenas os médicos que atendem o ator poderiam respondê-la. Fernando Gomes, ao analisar o quadro geral de alguém que sofre um traumatismo craniano, afirmou que pode haver sequelas.

Segundo ele, em entrevista ao Notícias da TV, pessoas que sofrem o traumatismo craniano podem apresentar distúrbios de movimento – como perda de equilíbrio e paralisia – e convulsões como sequelas, depois de ter se recuperado. Variações de humor e perdas de memória também podem aparecer. “Muitas vezes o paciente fica com dificuldade de fala”, afirmou Julio Pereira em entrevista à TV Aparecida no ano passado. 

Momento decisivo

De acordo com Fernando Gomes, a primeira hora depois que aconteceu o trauma é decisiva. Kayky Brito superou a primeira hora e está há 11 dias internado. Neste período, ele passou por cirurgias para correção de fraturas. Segundo Gomes, quando um paciente é internado com traumatismo craniano, as lesões secundárias são minimizadas, quando há tratamento adequado de forma rápida. Bruno Burjaili, em entrevista ao Metro, explicou que pacientes jovens, como Kayky Brito, tendem a se recuperar com um pouco mais de facilidade do que pacientes mais velhos.