O ator Taumaturgo Ferreira, que interpretou Venâncio em Renascer (1993), na Globo, deixou a trama de Benedito Ruy Barbosa de maneira repentina, após uma morte misteriosa do personagem. Porém, segundo o próprio ator, ele deixou de fazer parte do elenco da trama por conta de um desentendimento, que aconteceu nos bastidores. Taumaturgo disse que ele havia feito um combinado com o diretor, Luiz Fernando Carvalho, porém, o trato foi desfeito quando o ator foi acusado de ser arrogante com os colegas de trabalho.
Na trama, o ator era filho de Antônio Fagundes, mas optou por dar uma repaginada no seu personagem. Embora tenha nascido em Ilhéus, cidade onde a trama foi gravada, o ator passou anos morando fora do país.
Ator relembrou polêmica com novela Renascer
Taumaturgo teve uma conversa com o diretor e ficou combinado que ele não precisava falar com o sotaque baiano, como os demais personagens. A ideia era fazer com que Venâncio tivesse um linguajar mais sofisticado.
Durante entrevista para o jornal O Globo, o ator disse que pode ter sido mal interpretado e até taxado como arrogante pelas outras pessoas nos bastidores. Segundo o ator, ele não comentava sobre o assunto, após ter sido expulso da novela, mesmo sendo questionado sobre essa questão por todo mundo.
Ex-global diz ter sido prejudicado após ser retirado da novela
Taumaturgo disse que a polêmica em Renascer acabou atrapalhando a sua carreira na TV, que estava começando a deslanchar. Ele afirma ter sido cancelado pelo público e também pelos artistas. O ator disse que residia no Rio de Janeiro, mas se mudou para São Paulo e ficou mais recolhido.