Larissa Manoela usou as redes sociais para revelar aos fãs que está se tratando por causa da endometriose. O médico que cuida da jovem atriz deu uma entrevista para o jornalista Leo Dias e explicou que esta doença hoje já atinge mais de 180 milhões de mulheres em todo o mundo.
O ginecologista Maurício Abrão disse que só no Brasil são 7 milhões de mulheres com este problema e completou: “Geralmente as mulheres que têm mais cólicas são as que têm endometriose. Os melhores tratamentos são clínicos ou cirurgia. O clínico trata a dor e o cirúrgico trata os focos com a laparoscopia“.
Ainda de acordo com o Dr. Maurício Abrão, a endometriose é a principal causa da infertilidade entre as mulheres, daí a importância delas procurarem um especialista logo que sentirem os primeiros sintomas.
Atriz tem alertado as mulheres sobre a doença
Larissa Manoela contou que recebeu o diagnóstico em 2020 e que procurou por um médico ao perceber que suas cólicas não estavam normais. Com fortes dores, a atriz disse que foi perdendo qualidade de vida e até o trabalho vinha sendo prejudicado.
Depois de ser diagnosticada com endometriose, a artista tem procurado alertar as mulheres para que fiquem mais atentas ao corpo. “Não deixarem de ser julgadas pelas suas dores porque só você sabe o que passa“, disse a atriz.
A artista vem sendo acompanhada por um médico
Larissa Manoela contou que no dia a dia vai aprendendo a lidar com esta doença e ressaltou que a endometriose é inflamatória e autoimune.
A endometriose pode ser causada por fatores genéticos, problemas no sistema imunológico, hormônios, entre outras coisas. O importante é ir ao médico para que ele faça todos os exames e possa prescrever o melhor tratamento.