O comunicador Fausto Silva encontra-se atualmente sob cuidados intensivos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Albert Einstein, após ter passado por um procedimento de transplante cardíaco no domingo, dia 27. As informações foram divulgadas por meio de um boletim médico emitido nesta segunda-feira, (28).
O hospital informa que o novo coração está desempenhando suas funções de acordo com as expectativas. Faustão estava em segundo lugar na lista de espera por um órgão, de acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. O Ministério da Saúde destaca que a priorização do apresentador na lista se deu em virtude de seu estado de saúde classificado como grave.
Novo boletim médico de Faustão
A expectativa dos médicos sobre as primeira horas de Fausto Silva após o transplante de coração era grande. Isto porque no boletim divulgado no último domingo (27), os profissionais afirmaram que as próximas horas seriam muito importantes.
“Permanece na Unidade de Terapia Intensiva sob sedação e respirando com auxílio de ventilação mecânica. Seu estado clínico é estável e as funções do coração estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas“, diz um trecho do documento.
Pacientes prioritários
No caso de transplantes cardíacos, a sequência de prioridades é definida com base na gravidade da condição do paciente. Pacientes que necessitam de internação constante, incluindo o uso de medicação intravenosa e suporte circulatório, são priorizados em relação àqueles que aguardam o órgão em casa. O critério de espera não distingue entre cirurgias realizadas em hospitais públicos ou privados.