A notícia de que o jornalista Fausto Silva, o Faustão, realizou procedimento cirúrgico para o transplante de coração gerou surpresa neste domingo (27). Inicialmente, havia a expectativa de que o apresentador esperasse um longo tempo na fila do SUS (Sistema Único de Saúde), e depois chegou a ser cogitado que o processo fosse realizado de forma particular, fora do país. Contudo, a primeira opção foi a escolhida, com uma antecipação.
Faustão recebeu o coração de um doador da cidade de Santos, no litoral de São Paulo. Para o transporte do órgão, foi montado um plano que contou com o apoio da Portuguesa Santista, time local.
De acordo com o presidente do clube, Sergio Schillit, o gramado do estádio Ulrico Mursa foi utilizado pelo helicóptero para ser base de apoio da aeronave, que viajou até a capital paulista, entregando o coração no Hospital Albert Einstein. A operação de translado, que é de suma importância, foi um sucesso.
Ministério da Saúde se pronuncia
Em uma sequência de posts no Twitter, a pasta chefiada por Nísia Trindade destacou que somente no intervalo de uma semana, o SUS realizou 11 transplantes de coração no Brasil, e Faustão acabou sendo escolhido mediante à compatibilidade necessária e pelo estado do paciente, respeitando de forma correta a fila.
O posicionamento ainda enfatiza que todos os pacientes recebem os cuidados necessários durante e depois do procedimento.
“No caso do Fausto Silva, em razão de seu estado grave de saúde, ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento. Todos os pacientes que realizam transplantes por meio do SUS recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante”, informou o Ministério da Saúde.
Faustão e as próximas horas
Por meio de boletim divulgado, o Hospital Albert Einstein, unidade hospitalar onde o apresentador se encontra internado nas últimas semanas, revelou que a cirurgia foi realizada com sucesso. O apresentador será acompanhado por uma equipe médicos nas próximas horas e continua em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo os especialistas, as próximas horas pós-transplante serão de fundamental importância para saber como o novo órgão se adapta ao paciente. Será realizado o monitoramento que controla o aspecto de rejeição.
Em vídeo publicado neste final de semana, o filho de Faustão, João Guilherme, revelou que a filha da sua namorada já passou por um transplante de coração e vive normalmente. A paciente tem 12 anos atualmente.