Paciente que estava em 1º lugar na fila de espera recusou coração que foi doado a Faustão

Transplante foi realizado no último domingo (27), no hospital Albert Einstein.

PUBLICIDADE

Neste domingo (27), o apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por uma cirurgia e recebeu um novo coração, após uma semana de espera no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O famoso, de 73 anos, foi internado no último dia 5 de agosto para tratamento de insuficiência cardíaca.

Como o quadro de Faustão se agravou consideravelmente, o apresentador, que é um dos maiores nomes da televisão brasileira, entrou para a lista de espera. Na madrugada deste domingo, surgiu um coração e ele pôde ser submetido à cirurgia, como era esperado.

Paciente que estava em 1º na lista de espera recusou coração que foi dado a Faustão

O coração implantado em Faustão poderia ter sido colocado no paciente que estava em 1º lugar na lista de espera. O comunicador, vale lembrar, ocupada a 2ª posição no sistema. Contudo, a pessoa recusou o órgão, segundo informações da Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

A Central informou que a doação do coração foi feita durante a madrugada, mas a equipe transplantadora do paciente, que ocupava o primeiro lugar entre os mais necessitados do órgão, recusou. Não foi informado o motivo da recusa.

Por que Faustão recebeu coração em tão pouco tempo de espera?

Normalmente, um paciente na lista de espera do SUS aguarda entre 12 e 18 meses por um órgão. Contudo, Faustão recebeu em apenas uma semana. O Ministério da Saúde explicou que o estado do apresentador era considerado muito grave, o que fez com que ele fosse para o topo.

Como corria risco de morte, Faustão não poderia esperar muito tempo para receber o órgão.