No último domingo (20), Fausto Silva revelou que seu nome já consta na lista de espera para um transplante de coração e enquanto isso ele continuará internado, pois precisa contar com medicamentos para que seu sangue possa ser bombeado para todo corpo.
Depois disso, vários estados brasileiros passaram a registrar um aumento no número de doares de órgãos. A coordenadora do SNT – Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Salomão, está muito otimista com os registros para este mês e também setembro.
Ela deu uma entrevista para o portal UOL e disse que apesar de até o momento não haver dados oficiais, já é possível constatar que o número de doadores está aumentando, levando em consideração os índices fechados mensalmente.
Muitas pessoas estão se tornando doadoras de órgãos
Agora a coordenadora espera que o debate sobre o assunto continue trazendo bons resultados para as campanhas de doações, pois isto beneficiará não só o Faustão, como tantos brasileiros que estão aguardando por um órgão.
“Temos visto muitas pessoas tirarem dúvidas, fazerem perguntas e se interessando. E os estados já têm nos informado sobre um número maior de notificações e doações”, explicou Daniela.
Faustão foi internado no início deste mês
No dia 27 de setembro é comemorado o Dia do Doador, por isso vários programas de conscientização estão sendo preparados pelo Ministério da Saúde, como acontece todos os anos. Só que desta vez acredita-se que o número de doares será maior por causa da repercussão que vem tendo o caso de Fausto Silva.
Desde o dia 5 deste mês que o apresentador encontra-se internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele está passando por diálise e não há previsão de quando poderá ir para casa, talvez ele continue internado até receber um novo coração.