No Mais Você desta quarta-feira (23), a repórter de Ana Maria Braga contou que o tamanho ‘avantajado’ de suas pernas sempre foi um incômodo. Ju Massaoka disse que fez diversas dietas ao longo da vida, mas a gordura localizada sempre se manteve no mesmo lugar.
Quando ela comentou sobre isso no Mais Você, recebeu várias mensagens de profissionais da saúde, informando que podia se tratar de um lipedema, uma doença genética que surge quando há um desequilíbrio hormonal. Isso ocorre quase sempre na puberdade.
Quem tem lipedema apresenta acúmulo de gordura acima do normal nas pernas, coxas e até nos braços. Isso acontece porque as células de gordura ficam inflamadas, causando dor na maioria das vezes.
Ex-paquita enfrentou vários problemas por causa do lipedema
Ju foi diagnosticada com lipedema há alguns meses e desde então vem contando com uma rede de apoio. A ex-paquita Tati Maranhão também sofre com a doença e faz parte do grupo da repórter do Mais Você.

Tati revelou que tinha apenas 10 anos quando se tornou paquita. Aos 12 anos veio a primeira menstruação e depois disso notou que sua perna estava ficando muito desproporcional, o que era um sério problema, pois trabalhava com imagem.
Paciente pode conviver bem com lipedema por toda vida
“Não havia o que eu fizesse. Eu malhava, fazia dieta e nada adiantava“, desabafou a ex-paquita. Somente depois de se consultar com um profissional especializado no assunto é que finalmente viu os primeiros resultados satisfatórios.
Ju Massaoka se consultou com um cirurgião vascular, um endocrinologista e ainda conta com o apoio de seu ginecologista. A lipedema não tem cura, mas o paciente pode conviver muito bem com a doença, desde que conte com um profissional especializado.
