Coração artificial pode salvar a vida de MC Marcinho, mas não pode ser usado por Fausto Silva ainda

Os médicos avaliam cada paciente para determinarem qual será o melhor procedimento para cada caso.

PUBLICIDADE

MC Marcinho está internado e seu caso é gravíssimo, assim como do apresentador Fausto Silva, que está na fila do SUS à espera de um transplante de coração. O portal Itatiaia conversou com o cirurgião cardiovascular Felipe Becker para esclarecer algumas das principais dúvidas nestes casos.

O médico da Santa Casa de Belo Horizonte explicou que há vários equipamentos que podem ser utilizados quando o paciente apresenta uma insuficiência cardíaca grave ou avançada. Esses aparelhos são chamados de dispositivos de assistência ventricular.

Muitas pessoas acham que se trata de um coração artificial e é assim que tais equipamentos ficaram popularmente conhecidos. O Dr. Felipe Becker disse que o coração artificial pode ser usado somente de forma momentânea para que o paciente sobreviva até receber um coração novo.

Fausto aguarda na fila do SUS por um novo coração

Quando o quadro da pessoa não permite um transplante, então o coração artificial se torna o tratamento definitivo. “Já os dispositivos de assistência de longa permanência necessitam de cirurgia de grande porte, de ‘peito aberto’ onde uma espécie de ‘bomba’ aspira o sangue da cavidade cardíaca (ventrículo) e o devolve na circulação, fazendo a função de bombeamento do músculo cardíaco”, explicou o médico.

Felipe disse que, infelizmente, o SUS ainda não disponibiliza tal procedimento, apenas a rede privada e o valor pode chegar a R$ 600 mil. No caso de Fausto Silva, ele tem recebido medicação intravenosa que ajuda o coração a bombear o sangue.

Quadro de MC Marcinho é gravíssimo

Como este procedimento tem surtido efeito, os médicos de Fausto acharam melhor mantê-lo assim enquanto aguarda por um transplante. O quadro de MC Marcinho é tão grave que, no momento, ele não pode passar por um transplante, precisando contar com os equipamentos que funcionam como se fosse um coração artificial.

Fausto Silva ainda consegue se manter com a ajuda de medicamentos, por isso, ele pode aguardar sem recorrer a um tratamento intensivo.