Em Terra e Paixão, o reaparecimento de Agatha (Eliane Giardini) marca o início da queda de Irene (Glória Pires). A vilã é expulsa por Antônio (Tony Ramos), e acaba se envolvendo com dois homens bastante inusitados.
Na novela das nove da Globo, determinada a tomar posse da fortuna de seu marido, a vilã decide retaliar. Sentindo-se humilhada pela submissão de seu esposo à sua ex-mulher, a víbora jura vingança e começa por seduzir Vinícius (Paulo Rocha).
Amantes de Irene em Terra e Paixão
Segundo Fábio Augusto, do Observatório da TV, o objetivo da mãe de Petra (Débora Ozório) é ganhar a confiança do geólogo para obter informações sobre as pedras preciosas presentes nas terras de Aline (Bárbara Reis). Dessa forma, planeja enganar seu marido e alcançar seu objetivo.
Após ser relegada a dormir em um quarto separado, a víbora fica tão enfurecida que busca um novo amante: Luigi (Rainer Cadete). Sem remorsos, a megera da história descobre que o falso italiano contratou uma atriz para se passar por sua mãe durante o casamento com sua herdeira.
Luigi é pressionado na novela das nove da Globo
Irene pressiona o vigarista, que confirma a história e concorda em se aliar à vilã contra o magnata do agronegócio. Esperta como sempre, a antagonista descobre esse podre do genro, e passa a se aproveitar da situação.
Ao longo da trama, os dois começam a se envolver para planejar um golpe contra Antônio. Após ser escorraçada de casa, a víbora vai tentar retornar para a fazenda, pegando de volta tudo o que julga ser seu.