Fausto Silva pode furar a fila do transplante de coração? Assunto repercute nas redes sociais

Nas redes sociais há muitas pessoas achando que pelo fato de ser famoso e rico, Faustão será beneficiado.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (21), surgiram boatos nas redes sociais de que Fausto Silva poderia ‘furar’ a fila de transplante de coração. Há internautas que acreditam que pelo fato do apresentador ser famoso e rico, não ficará aguardando por sua vez, como os demais pacientes.

Mas tais informações são falsas, já que todos ficam aguardando sua vez de receber um novo coração. O que acontece é que alguns pacientes se encontram em estado mais grave e consequentemente terão prioridade quando surgir um doador.

Outra questão a ser observada é quanto à compatibilidade. Se um coração ficar à disposição para doação e o órgão não for compatível com o primeiro da fila, então será verificado qual é o próximo que pode receber o órgão.

O coração doado precisa chegar rapidamente ao paciente

O SNT – Sistema Nacional de Transplantes, cuida da fila de espera em todo o Brasil. É este sistema que fica monitorando as listas de todos os estados brasileiros em parceria com outros órgãos.

Tem ainda a Central Nacional de Transplantes que coordena as atividades das centrais de cada estado, ficando responsável por garantir a melhor logística e o transporte eficiente do coração de uma região para outra.

Centenas de brasileiros aguardam por um transplante de coração

O objetivo principal da CNT é garantir que todos os procedimentos sejam agilizados, uma vez que o coração tem um tempo limite para ser implantado no paciente. As centrais trabalham em conjunto não só para identificar os doadores compatíveis, como também garantir a logística e o sucesso do transplante.

A lei garante que alguns pacientes sejam priorizados na lista, por exemplo, uma pessoa com falência renal, insuficiência hepática aguda grave, entre outros casos. Em São Paulo há cerca de 180 pessoas esperando por um coração, enquanto no Brasil esse número salta para 386.