Médica explica quadro clínico de Fausto Silva e revela o que pode acontecer com ele após o transplante

Faustão está na fila aguardando por um transplante de coração e poderá esperar por até 18 meses.

PUBLICIDADE

Fausto Silva precisou entrar para a fila de espera por um coração, pois sua saúde teve uma piora nos últimos dias. O apresentador de 73 anos segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde passa por diálise e fazendo uso de medicamento para ajudar no bombeamento do coração.

O portal NaTelinha conversou com a Drª. Stephanie Rizk, médica especialista em transplante cardíaco. Ela fez uma análise do caso de Fausto Silva e explicou que, após passar pelo transplante, ele poderá ter uma vida quase normal.

“Após um transplante de sucesso, se fizer o protocolo adequado e sem rejeição ou infecção e tiver todo cuidado, a vida dele pode ser próxima do normal”, disse Stephanie. Mas ela alertou que é preciso seguir o protocolo e fazer todos os exames.

Coração de Fausto tem dificuldade para realizar o bombeamento

A especialista contou, ainda, que várias são as causas que levam a uma insuficiência cardíaca. Esse problema pode ser causado pelo alcoolismo, doença de Chagas, hipertensão arterial, miocardite ou até mesmo isquemia.

A Drª. Stephanie Rizk disse que o coração vai enfraquecendo e chega um momento que os medicamentos orais não surtem mais efeito. A partir daí os médicos entram com inotrópico para aumentar a força muscular do órgão.

Faustão precisará continuar hospitalizado

A médica acredita que, por enquanto, Faustão não poderá deixar o hospital porque precisa fazer uso do medicamento na veia para que seu coração consiga bombear. Ela lembrou que alguns pacientes ficam em casa esperando pelo transplante, mas no caso do apresentador é necessário fazer diálise e usar os remédios mais fortes.

A especialista disse que o paciente transplantado tem uma sobrevida média de 11 anos, mas há casos em que a pessoa viveu até 20, ou seja, tudo depende do cuidado que o transplantado tem.