Faustão pode pagar por um transplante de coração? Apresentador milionário foi para a lista de espera do SUS

Fausto Silva, de 73 anos, está na lista de espera para receber um coração.

PUBLICIDADE

O apresentador Fausto Silva precisará de um transplante de coração, de acordo com boletim médico do Hospital Albert Einstein, divulgado neste domingo (20). Aos 73 anos, Faustão está internado há duas semanas, após diagnóstico de insuficiência cardíaca.

Na sexta-feira, o apresentador gravou um vídeo direto do hospital e falou sobre seu quadro de saúde. Faustão está na unidade de terapia intensiva e foi incluído na lista de espera para transplante, que é administrada pelo Sistema Único de Saúde.

SUS é responsável pelo controle das doações

Especialistas preferem o termo lista de espera a fila de espera porque fila pressupõe uma pessoa atrás da outra aguardando. No caso do transplante, um paciente com quadro mais grave, mesmo que tenha entrado para a lista depois, vai ter prioridade em relação a um paciente menos grave.

Além disso, o doador pode não ser compatível (grupo sanguíneo, painel de anticorpos, entre outros fatores) com uma pessoa e aí vai rodando a lista até achar um receptor. A cirurgia de transplante pode ser feita por convênio ou por planos privados, mas a disponibilização do órgão é feita somente pelo SUS, com acompanhamento do Ministério Público. Não há como furar a fila ou comprar um órgão, por mais rico que o paciente seja.

Doação de órgãos

A doação de órgãos é feita em caso morte de encefálica. Pessoas que morreram em decorrência de parada cardiorrespiratória podem doar apenas tecidos (ossos, peles e córnea, por exemplo). Qualquer pessoa pode ser doadora de órgãos, basta avisar à família, que terá a palavra final na hora de autorizar a doação em caso de morte do ente querido.