Faustão entra para a fila única de transplante de coração e pode esperar até 18 meses pelo órgão

No domingo (20), um novo boletim médico informou que o apresentador se encontra sob tratamentos intensivos.

PUBLICIDADE

Fausto Silva está internado há 15 dias no Hospital Albert Einstein. No último boletim médico divulgado é informado que o comunicador entrou para a fila de transplante de coração. Segundo os profissionais de saúde, atualmente, o artista está sob cuidados intensivos por conta do agravamento do quadro.

A fila de transplante de coração é único e gerida por uma equipe técnica, responsável por avaliar as prioridades levando em consideração cada caso. No estado de São Paulo, a espera por um coração pode variar entre 12 e 18 meses, de acordo com informações do HCor (Hospital do Coração). Apenas no país, ao menos 40 mil pessoas estão em busca de um órgão.

No boletim médico, que veio a público no domingo (20), é divulgado que o nome do apresentador já foi incluído na fila única de transplantes.

Pacientes podem ser colocados como preferencial

Conforme informações do manual do paciente de transplante de coração, da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, algumas pessoas podem ser colocadas como preferencial na lista de distribuição de órgão. Isso acontece conforme a gravidade do quadro clínico do paciente.

Faustão está internado desde o dia 5 de agosto

O apresentador Fausto Silva está internado desde o dia 5 de agosto, quando apresentou um quadro de insuficiência cardíaca. O comunicador deixou o comando de seu programa na Band em junho, após ter ficado na emissora por um ano e meio.

No boletim, é destacado que o comunicador já vinha acompanhando o quadro de insuficiência cardíaca desde 2020. Atualmente, o famoso vem sendo submetido a diálise, além de estar ingerindo medicamentos para ajudá-lo na força de bombeamento do coração.