Lembra desse menino que brincava com ossos? Após 40 anos, repórter do Fantástico o reencontra

Em 1983, o Fantástico produziu uma reportagem e conheceu José Clayton, que brincava com ossinhos de animais mortos.

PUBLICIDADE

O Fantástico está produzindo uma série de reportagens em comemoração aos 50 anos da revista eletrônica da Globo, tradicionalmente exibida aos domingos. Dentre as matérias especiais, está a de um menino que foi filmado há 40 anos, brincando com ossos de animais.

Em 1983, o programa exibiu um segmento sobre as ‘viúvas da seca’, mulheres residentes no interior do Ceará que haviam sido deixadas por seus maridos, enfrentando a falta de emprego e recursos para sustentar seus filhos. O programa contou a história de Maria Rosa e seu filho José Clayton, que na ocasião brincava com ossos de animais.

Reencontro de repórter e o ‘menino dos ossos’

Após quatro décadas, o repórter João Batista Olivi reencontrou José Clayton. O profissional da Globo disse que, como repórter, teve a oportunidade de conhecer outra nação, um país que ainda não constava nas manchetes da televisão.

Relembra também que essa experiência foi extremamente marcante para sua carreira. Para o jornalista, notar aquele menino que não tinha perspectivas, brincando com ossos, deixou uma forte impressão.

‘Viúvas da seca’ no Ceará

José Clayton, disse que surpreendentemente, dá saudade da infância, quando tudo parece bom, e acha tudo é fascinante. Conta que se recorda das brincadeiras, e também das suas ‘rolinhazinhas’, o que lhe traz risadas.

Sua mãe foi uma das ‘viúvas da seca’ do estado do Ceará, apontando que ela foi incrivelmente guerreira, tendo a certeza de que fez tudo o que pôde. Mais de 40 anos depois, José tem uma realidade diferente, tendo dois filhos que estão morando em Manaus, para prosseguir com os estudos.